sexta-feira, 13 de junho de 2008

É Certo Namorar Quem Não É Crente?


Ás vezes, a vida é difícil - e solteiros cristão mais velhos (e até mais novos), com certa freqüência chegam a um ponto em que acreditam que não existe a cara metade cristã para eles. Conhecem alguém que é honesto, direito e começam a se questionar se devem ou não namorar essa pessoa. Aqui estão alguns aspectos para você considerar, se também chegou a esse ponto: É triste, mas existem muitos incrédulos que são muito mais direitos do que muitos cristãos. São bons cidadãos, se importam com as pessoas à sua volta e estão sempre prontos a ajudar. No entanto, começar um relacionamento com eles é como namorar alguém de outra cultura ou planeta. Deus levou Paulo a escrever em 2 Coríntios 6:14 "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas?"

Ainda que isso possa ser utilizado em qualquer tipo de relacionamento, é comumente aceita como se envolver emocionalmente e se casar com um incrédulo. Deus, aquele que que quer o melhor para nós, é muito claro em Sua ordem. “Jugo desigual” vem da idéia de, nos dias bíblicos, se colocar dois bois diferentes juntos em um mesmo jugo. Imagine um boi grande e um boizinho. O boi grande vai levar toda a carga e o menor será levado de um lado pro outro sem nem poder se manifestar. Apesar de nós devermos só considerar como cristãos aqueles que são moralmente corretos, a moral não é a essência real a ser levada em consideração.


Deus está dizendo que quer abençoar sua relação do começo ao longo dos anos. Pense nisso - se você casa com um(a) incrédulo(a) - você está dizendo que não crê que a fé seja algo importante na relação de vocês. Casamento é encontrar e construir compatibilidades – e na área mais importante, na sua fé, vocês serão incompatíveis. Somos chamados para sermos testemunhas de Deus a todo homem e mulher (Mateus 28). Essa instrução de Jesus significa que somos chamados a responsabilidade de contar a história de Jesus a todos - e ser Sua testemunha. Alguns são tentados a tomar isso como se devêssemos namorar incrédulos e testemunhando a eles, trazê-los para Jesus.


Essa é uma aplicação distorcida da Palavra de Deus. "Namorar" implica no desejo de se casar. Namorar um incrédulo pode levar esse incrédulo a fazer o que for necessário para se casar com o crente. Mas adivinhe o que acontece depois que eles se casam? O incrédulo, que não entregou sua vida de verdade para Jesus, volta a agir como a pessoa que é de verdade e não terá porque buscar mais que Jesus seja o centro da relação.


Eu encorajo você a manter o foco em Deus e buscar a Sua direção em seus relacionamentos. Ser amigo de incrédulos e usar sua amizade (guiada pelo Seu Espírito) a dividir o amor, a alegria e a paz que você tem porque é cristão. Peça a Deus para usá-lo para levá-los a Cristo. No entanto, não ultrapasse os limites. Deixe que Deus os salve.

E se Deus usar você (ou outra pessoa) para trazê-los a Ele, SÓ ENTÃO, comece a considerar a possibilidade de um relação mais profunda.

Que Deus te guie em Seu caminho e lhe dê sabedoria em suas decisões.


Graça e Paz!

Um comentário:

Anônimo disse...

Escrevi a respeito em meu blog:

http://naomordamaca.wordpress.com/2008/10/15/namoro-com-nao-crente-cristao/

Abração!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33