segunda-feira, 16 de junho de 2008

Prometeu? então cumpra!


QUANDO A DEUS FIZERES ALGUM VOTO, NÃO TARDES EM CUMPRI-LO; PORQUE NÃO SE AGRADA DE TOLOS. CUMPRE O VOTO QUE FAZES. – MELHOR É QUE NÃO VOTES DO QUE VOTES E NÃO CUMPRAS. Eclesiastes 5. 4, 5
É melhor não ter intenções do que não realizar as boas intenções que se tem? Boas intenções é uma coisa, mas votos são outra bem mais séria. O voto era a promessa ou compromisso assumido em tributo a Deus. Os adoradores muitas vezes juravam fazer alguma coisa incomum se Deus atendesse ao seu pedido de oração. Não se exigia que ninguém fizesse votos, mas, uma vez feitos, era obrigatório cumpri-los.
Votos feitos impensadamente, sem levar em conta quanto custaria cumpri-los, tinham de ser cumpridos da mesma forma. Por isso, o Pregador achava que era melhor não fazer votos do que fazer e deixar de cumpri-los (v.Pv 20.25).(Bíblia de Estudo Vida)O mundo ímpio, promete, promete, e quantas promessas ficam sem ser cumpridas. Nas campanhas políticas, ouvimos os homens assumirem compromissos publicamente e quando eleitos, grande parte daquilo que falaram, nunca farão. Talvez você já tenha ouvido promessas de um aumento salarial que nunca saiu. Quem sabe alguém lhe acenou com a possibilidade de um emprego e...nada.
E o que dizer de tantas eternas juras de amor, e hoje, não raras vezes, casamentos resultam em divórcios. Uma grande parte de compromissos com homens, não são cumpridos. E o que dizer dos votos feitos a Deus que logo caem no esquecimento? Quantas pessoas quando estão desempregadas, empenham sua palavra a Ele dizendo: Senhor, se me abrires uma porta de emprego, o primeiro salário entregarei para tua obra. Deus, a partir do próximo mês, serei um dizimista fiel. Pai, assumo o compromisso de ler toda a Bíblia durante o próximo ano.
E quantos e quantos votos feitos, caem no esquecimento.Estamos nos aproximando do final de mais um ano; procure fazer um retrospectro dos votos que você assumiu com Deus e deixou de cumpri-los. Se depois dessa análise, você se encontrar em falta com Deus, resta a alternativa de arrepender-se profundamente, pedir perdão e suplicar que Ele mude o seu caráter. Deus, que a minha palavra seja sempre: sim, sim, e não, não.O texto bíblico acima, afirma que quando não cumprimos o que prometemos, seremos tolos, e Deus não se agrada destes.
É muito melhor não empenhar a nossa palavra, do que assumir um compromisso com Ele e não cumprir.
SENHOR, AJUDA-NOS A CUMPRIR OS VOTOS QUE FIZERMOS A TI.

3 comentários:

by Carioca disse...

Gostei, nunca pensei nisso! Bem, passa lá no blog. Trata-se de marketing e vida cristã. www.jesusnoatacado.blogspot.com
Sapeia lá!
Abs

Miguel P. disse...

la irmao,desculpa ter demorado tanto tempo a responder mas só agora pus o link do seu blog.
Nao consegui mandar um mail pelo formulario por isso usei os comentarios.
continue o excelente trabalho.
www.jc-etc.blogspot.com

Aline disse...

Oi Irmao Renato graça e paz como estás?
Bem.. primeiro gostaria de lhe dizer q amei este post e tb falar pra vc dar uma passadinha lá no meu blog pois tenho um selo para homanagear seu trabalho que é sempre uma bençao e edificante!
abraços
Aline Projeto Abraçar

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33