sábado, 20 de agosto de 2011

Você já orou pelo seu filho hoje?



A Bíblia registra os resultados trágicos da negligência dos pais para com os filhos. O rei Davi não corrigiu Absalão, e as conseqüências foram terríveis. O Sacerdote Eli não disciplinou os filhos, e estes, trouxeram derrota sobre a nação de Israel. Na verdade, o pai tem várias responsabilidades para com os filhos.

Não deve provocá-los. Cuidado com as críticas. Os pais provocam e desanimam os filhos quando dizem uma coisa e fazem outra, sempre depreciando e nunca elogiando, sendo incoerentes e injustos na disciplina. Os pais precisam da plenitude do Espírito Santo para estarem sensíveis às necessidades e aos problemas dos filhos.

Deve nutrí-Ios. O texto diz: “criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. O verbo traduzido por “criar” é a mesma palavra traduzida por “alimentar” em Efésios 5.29. O marido cristão deve nutrir a esposa, e também, os filhos dando-Ihes amor e ânimo no Senhor. Ou seja, não basta cuidar dos filhos apenas fisicamente dando-lhes alimento, abrigo e roupas. É necessário também dar alimento emocional e espiritual. Deus incumbiu os pais de ensinar aos filhos os valores mais essenciais.

Deve discipliná-Ios. A disciplina é um princípio fundamental da vida e uma demonstração de amor. “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb 12.6). “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Pv 13.24). No entanto, deve-se discipliná-Ios em amor, não com raiva, a fim de não ferir o corpo nem a alma da criança ou, possivelmente, os dois. A disciplina coerente aplicada com amor dá segurança à criança. Os filhos podem até não concordarem, mas pelo menos sabem que nos importamos.

Deve instruí-Ios e incentivá-Ios. Esse é o significado do termo “admoestação”. A fim de educar o filho, o pai e a mãe não usam apenas ações, mas também palavras.

Quando a Suprema Corte deu seu veredicto contrário à obrigatoriedade de orar nas escolas públicas, o famoso cartunista Herblock publicou uma tira no jornal Washington Post mostrando um pai irado sacudindo um jornal para a família e gritando:

- Só faltava essa! Agora querem que a gente ouça as crianças orando em casa?

Na verdade, a resposta é: sim! O lar é o lugar ideal onde as crianças aprendem sobre o Senhor e a vida cristã.


“É hora dos pais cristãos pararem de empurrar a responsabilidade para os professores da escola dominical e das escolas cristãs e começarem a educar seus filhos”.



Que você possa ser uma referência espiritual para seu filho!

E que Deus abençoe a sua vida PODEROSAMENTE!


Renato Oliveira


Nenhum comentário:

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33