segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

USAR TRAJES DE BANHO NA PRAIA É LÍCITO?


A Paz do Senhor Pastora.
Estou lhe escrevendo para lhe fazer uma
pergunta, se é pecado o cristão ou a cristã
ir para a praia e ficar seminu, uma amiga
minha está com essa dúvida e queria
saber a sua opinião.
Pra Edileusa Feliciano.
Começarei a resposta a esta pergunta com as palavras sábias do apóstolo Paulo. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. (I Corintios 10:23). Usar trajes de banho é licito (permitido pelas leis, usos e costumes de nossa sociedade), cada irmão ou irmã deve julgar se isto lhes convém ou não, se traz edificação ou não.

Na Bíblia não há resposta clara para esta pergunta, mas basta ler os demais trechos das sagradas escrituras pra deduzir que esta é uma situação que pode conduzir o ser humano a outros pecados. È preciso vigiar e estar atentos para não cairmos em tentações. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

O uso de biquínis, maiôs, sungas na praia tem despertado muitas polêmicas no meio evangélico. Quem sou eu para dizer se é ou não pecado, para ficar criando regras ou normas. Faço minha as palavras do apóstolo Paulo: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, (I Corintios 11:28 a) e então tome a decisão. Quando digo que usar trajes de banho pode levar o ser humano a outros pecados, estou dizendo, por exemplo, a desobediência.

Se seu pastor (local) proíbe ou desaconselha o uso de trajes de banho na praia, se você usar esta desobedecendo a ele, então estará pecando, porque desobedecer ao pastor é pecado. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; (Hebreus 13:17a). Agora se seu pastor se omite a decisão é apenas do irmão, se ele libera o uso amém.

Se você tem dúvidas, não use, agora se tem fé que não é pecado use. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14:22 e 23) Esta é a recomendação bíblica aos casos polêmicos.

Agora independente de nossa opinião e crença (achar que é pecado ou não) não temoso direito de julgar os que usam trajes de banho na praia. E esta proibição aparece inúmeras vezes na Bíblia na sentença “não julgueis”. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. (Romanos 14:13)

Um comentário:

Unknown disse...

nossa q respostas seguras... amei pastora.
Paz!!!

Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Efésios 5:33